RESERVAS
          • De Peru para o mundo

             

            O brasileiro, assim como os amantes da gastronomia em todo mundo, está cada vez mais, apaixonado pela culinária peruana, pois o país é rico e conhecido pela variedade de espécies de peixes utilizados em seus pratos. Essa tradição vem desde os tempos dos índios pré-colombianos e da instalação da civilização Inca no século XII. Naquela época, os conquistadores espanhóis vieram acrescentar a essa vasta gastronomia a pimenta, a batata e o milho – dois dos mais importantes ingredientes dessa culinária. Além da Espanha, Itália, China e Japão deram um sabor a mais nos pratos peruanos desde o “jolantau” (alverjas chinesas) até o “chion” (gengibre) e o “sillao”.

            Com tantos e diferentes ingredientes, os peruanos deram vida a pratos próprios como o Ceviche, que na versão clássica, é feito com peixe marinado em limão, coentro, cebola e pimenta. É um dos pratos-símbolo da culinária do Peru. E a partir da versão tradicional do Ceviche foi se desenvolvendo outros tipos do prato como o Ceviche Nikkey (que leva salmão fresco, teriyaky, molho de ostras, leite de coco, abacate e leite de tigre), Norteño (feito com peixe fresco, rocoto, mandioca e leite de tigre) e Vegetariano (Peixe fresco, rocoto, mandioca e leite de tigre) – todos servidos no Taypá Sabores del Peru.

            E como em todo o País, Brasília também aderiu à tendência da moda gastronômica mundial. Neste ano, o instituto de pesquisa inglês The Food People elegeu a comida peruana como o sabor que está ditando o paladar entre os amantes da gastronomia. E a capital federal está inserida nessa tendência.

            Doces

             

            A chegada da cana-de-açúcar foi uma surpresa deliciosa para os peruanos e um complemento perfeito para suas ervas e especiarias, razão pela qual o consumo de açúcar foi muito grande. Os conventos foram os grandes especialistas na elaboração de doces e sobremesas, cada um deles tinha a sua especialidade. Ainda hoje os doces peruanos são europeus com um toque africano.

            As sobremesas peruanas são deliciosas e de vários tipos como o Suspiro de Limeña, que é feito com leite condensado e merengue de vinho do porto e Ravioles Crocante de Chocolate - massa crocante recheada com chocolate acompanha sopa fria de lúcuma – ingrediente também bastante comum na gastronomia peruana.